quinta-feira, 27 de agosto de 2009

MOSSORÓ CIDADE JUNINA


A cidade de Mossoró no mês de junho, vive o clima do São João e se transforma em um Arraial para receber um milhão de visitantes no "Mossoró Cidade Junina". Um evento que começou pequeno e hoje já é considerado como o terceiro maior SÃO JOÃO DO PAÍS, perdendo somente para Caruaru-PE e Campina Grande-PB, e o maior evento junino do Rio Grande do Norte. Se continuar como acontece anualmente, sempre com crescimento, e se os dois maiores eventos junino do País não crescer, com certeza, logo o MOSSORÓ CIDADE JUNINA vai ser o maior do BRASIL

O Mossoró Cidade Junina, criado pela então prefeita Rosalba Ciarline, atual senadora, ocupa uma área de 48 mil m2 com estrutura de shows, camarotes, arenas, bares, restaurantes e o circo do forró.O forró pé-de-serra recebe uma atenção especial durante o evento. Mais de 70 autênticos trios pés-de-serra fazem o melhor do arrasta-pé no Circo do Forró e nas Ilhas de Forró, espalhadas pela Estação das Artes e nas diversas praças do Corredor Cultural da cidade.

Durante os festejos com a participação dos melhores artistas do Brasil,como Leonardo, Nando Cordel, Aviões, Cavaleiros do Forró, Desejo de Menina, Banda Calypso, Forró Salgado, Garotões do Forró, entre outras atrações.

Na parte cultural, o destaque é o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró. Em comemoração à história dos mossoroenses e o bando de Lampião, o espetáculo é apresentado todos os anos. Trata-se da história de como os mossoroenses expulsaram o bando de Lampião, no dia 13 de junho de 1927. Em 2009, ocorreu uma superprodução s encenada por 55 artistas locais e 100 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Outro grande atrativo do Mossoró Cidade Junina é o concurso de quadrilhas. Misto de tradição e modernidade culturais, o Festival de Quadrilhas Juninas de Mossoró é disputado em uma arena de 1.200 metros quadrados, que conta com arquibancadas para duas mil pessoas, além de dois camarotes para 30 pessoas, cada um. Anualmente, participam do festival cerca de 300 quadrilhas juninas de vários Estados do Nordeste.

Atrações

40 atrações na Estação das Artes (shows acima)
20 atrações na Cidadela do Espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró
70 forrós pé-de-serra no circo do Forró e nas Ilhas de Forró

Espetáculos Culturais

1. Arraial das Praças
2. Arraial da Melhor Idade
3. Botando Boneco
4. Burro Taxi
5. Brinquedos e Brincadeiras Populares
6. Comboio Junino
7. Cinema na Roça
8. Concurso de Rei e Rainha
9. Concurso de Penteado Junino
10. Concurso de Quadrilhas
11. Cidadela
12. Circo do Forró
13. Centro de Informações Turísticas
14. Chuva de Bala no País de Mossoró
15. Forró Itinerante
16. Feira de Artesanato e Comidas Típicas
17. Festa da Colheita
18. Festival de Sanfoneiros
19. Festival de Repentistas
20. Fórmula Jegue
21. Festival de Humor
22. Concurso de Maquete Junina
23. Pau de Arara Elétrico
24. Seminário de Cultura Popular

25. Shows Musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

PORTAL TERRRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRRAS POTIGUARES  NEWS
O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA EM UM ÚNICO LOCAL, NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 15 BLOGS, 1287 LINKS, DOIS ORKUTS, UM YOUTUBE, UM FACEBOOK,UM TWITTER, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1300 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A XXVIII - XII - IIMM, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

BLOG'S DO PORTAL OESTE NEWS

Minha lista de blogs